Artes



A arte imita a vida ou a vida imita a arte?





  








Você pode pensar que não conhece arte, que não convive com objetos artísticos, mas estamos todas e todos muito próximos da arte. A arte faz parte de nosso dia-a-dia e necessitamos dela como forma especial de compreensão e de conhecimento do mundo que nos cerca, das outras pessoas, das outras culturas, de nós mesmos, de nossas emoções, de nossos medos, de nossas esperanças, de nossos desejos, de nossas possibilidades... A arte pode ser considerada “a linguagem da vida”

       











Para usufruir daquilo que a arte proporciona, tanto quando produzimos como quando apreciamos, desenvolvemos habilidades relacionadas à observação, atenção, memória, análise, síntese, orientação espacial, sentido de dimensão, e aos pensamentos lógico e criativo.

Em nossa escola, uma exposição de quadros famosos de pintores conhecidos mundialmente tem atraído a atenção de toda a comunidade escolar e dos visitantes. Professoras e professores estão fazendo “visitas coletivas” à exposição,
com suas alunas e seus alunos, a fim de despertar a sensibilidade para a leitura e a valorização dessas obras, provocar a reflexão e a admiração, proporcionar prazer e emoção. Os quadros fazem parte de uma coleção da Revista Caras intitulada “As Obras Mais Valiosas do Mundo”, na qual figura clássicos como Mona Lisa de Leonardo da Vinci, Guernica de Picasso, obras de Rembrandt, Veermeer, Monet, entre outros renomados artistas.
“Um aspecto interessante dessa exposição permanente são as visitas de pessoas – crianças e adultos – que teriam pouco acesso à produção artística e cultural desse porte”, considera o professor Otávio Henrique Braz de Oliveira, diretor da escola. Os adultos que frequentam a escola – pais, mães, responsáveis, funcionários e outros – sempre dão uma paradinha pelos corredores e apreciam um pouco as obras, sendo que muitas dessas pessoas puderam percebê-las pela primeira vez. O diretor destaca, também, a importância de se propiciar às crianças oportunidades de contato com as criações de grande renome cultural: “As crianças só podem dizer que não gostam desse tipo de arte depois que tiverem a chance de conhecê-la. Do contrário, pode-se dizer que seu gosto e fruição artísticas não são fruto de escolha”, pondera o professor.














Essas obras expressam um pensamento, uma visão do mundo e podem provocar uma forma de inquietação no observador, uma sensação especial, uma vontade de contemplar, uma admiração emocionada ou uma comunicação com a sensibilidade do artista. Em algumas turmas, alunas e alunos vivenciam experiências de discussão, reprodução e releitura das obras de arte expostas. Dessa forma, têm acesso à experiência estética, que é o conjunto de sensações provocadas pela produção e pela apreciação artística.
         E então, que tal fazer-nos uma visitinha e conhecer nossa exposição? É só percorrer o pátio interno da escola, pois ela ocupa todas as paredes que o circundam. É impossível não olhar para os lados e deixar-se afetar pelas criações mais valiosas do mundo! Ah! Não se preocupe! Todas elas estão acompanhadas de uma pequena contextualização da obra e do autor, caso você ainda não conheça.  Sinta-as e sinta-se muito bem-vindo!

“A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade”.
Pablo Picasso

FONTE: http://euqueroacontecerna803.blogspot.com.br/2012_04_01_archive.html

               Arte em sala de aula



Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=vwyPU15B1fI

Trabalhando instrumentos e musica em sala



https://www.youtube.com/watch?v=DClcdl3JG6M


Apresentação de Quadrilha Junina


Objetivos
- Montar uma coreografia para ser apresentada na festa junina. 
- Desenvolver a noção espacial (do aluno em relação a ele mesmo, em relação aos outros, em relação ao espaço de apresentação e em relação à plateia) e a noção rítmica (respeitar o andamento da música, acompanhar o grupo, dançar dentro da melodia musical).

Conteúdo específico
Quadrilha Junina nordestina

Anos
1º ao 5º ano

Tempo estimado
8 aulas

Material necessário
Aparelho de som, computador com acesso à internet, uma folha de sulfite, lápis para todos os alunos, uma cartolina e pincel atômico.

Desenvolvimento
1ª Etapa
Compartilhe o projeto da Quadrilha com os alunos, explique o que será feito e, em seguida, brinque com ao turma de "Mestre mandou": coloque uma música animada e deixe que dancem livremente, pause a música repentinamente e dê uma ordem precisa de formação coletiva no espaço. Por exemplo: "Mestre mandou fazer uma roda"; "Mestre mandou fazer duas rodas, uma dentro da outra"; "Mestre mandou fazer um quadrado"; "Mestre mandou fazer um triangulo"; "Mestre mandou fazer a letra X", a letra "S", a letra "U"; "Mestre mandou fazer duas filas lado a lado"; "Mestre mandou fazer quatro filas", e assim sucessivamente.

2ª Etapa
Mostre dois ou três vídeos de Quadrilhas Juninas e peça que as crianças registrem, em forma de desenho, as várias formações no espaço que são produzidas ao longo da coreografia. Esta etapa pode ser feita com base nos vídeos disponíveis em http://abr.io/quadrilha1 ou emhttp://abr.io/quadrilha2. Analise com as crianças o resultado dos desenhos, mostrando quais formas geométricas são usadas na Quadrilha, que ora as linhas são retas, ora são curvas e que a maioria dos desenhos é simétrica. Questione quais outros desenhos existem e que são possíveis de se fazer numa coreografia e peça para que a turma desenhe - individualmente ou em pequenos grupos.

3ª Etapa
Com base em todos os registros feitos, eleja com os alunos quais desenhos no espaço farão parte da Quadrilha deles. Disponha as imagens em uma ordem que facilite a ligação entre todas elas. Leve as crianças para um local espaçoso e teste a ordem estabelecida. Faça as alterações necessárias e desenhe toda a sequência em uma cartolina, como uma grande partitura coreográfica, para que os alunos visualizem bem como será a coreografia.

4ª Etapa
Escolha uma música brasileira bem animada. Ela pode ser instrumental ou cantada. Caso seja escolhida uma com letra, verifique o conteúdo para saber se é adequado à turma. Determine com que passo os alunos irão se deslocar durante a coreografia.

5ª Etapa
Depois que os alunos estiverem relativamente confortáveis na estrutura coreográfica (com a ordem dos desenhos decorada e fazendo o passo básico no andamento da música), acrescente movimentos dançantes para as outras partes do corpo, incrementando a coreografia e criando "elementos surpresa" para a plateia, como por exemplo, fazer gestos com os braços, bater palmas em determinado momento, dar pulinhos que façam o corpo girar, fazer movimentos com a cabeça ou com o quadril, agachar ou ajoelhar, realizar flexões de tronco, além de outros movimentos que já tenham sido trabalhados nas aulas de dança e façam parte do repertório dos alunos. Lembre a todos que esta é uma dança coletiva, onde se dança com o(s) outro(s) e para a plateia.

Avaliação
Para se fazer uma avaliação que tenha sentido e seja útil para os alunos, o ideal é filmar um ensaio e mostrar para a turma. Passe o vídeo duas vezes seguidas para que tenham a oportunidade de olhar, na primeira vez, o que quiserem e, na segunda, o que você deseja que a garotada observe. Depois, abra para comentários onde eles mesmos possam mapear o que está bom e o que precisa ser melhorado. 
Lembre-se de estabelecer critérios objetivos a serem observados, tais como musicalidade, memorização da coreografia e noção de grupo. Levante com os alunos o que deve ser feito para sanar os eventuais problemas ou dificuldades. 
Esta atividade avaliativa deve ser feita com tempo suficiente para que ainda haja vários ensaios antes da apresentação. Se possível, filme a apresentação dos alunos e exiba novamente para que eles possam assistir às próprias performances e compará-las em diferentes momentos, observando o que se alterou e o que permaneceu igual ao ensaio filmado e, ainda, o quanto é diferente dançar sem a plateia e com a plateia.

Produto Final
Apresentação de uma Quadrilha Junina à comunidade escolar.

Nova escola
Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/apresentacao-quadrilha-junina-nordestina-627283.shtml




            Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=WS8hwQhSd2s

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